Sem carro, sem trânsito, sem poluição!

post-DIA-SEM-CARRO

Dia 22 de setembro é comemorado, universalmente, o Dia Mundial Sem Carro (World Car Free Day).

O objetivo desta data é conscientizar, fazendo com que as pessoas reflitam sobre os problemas causados pelos veículos automotivos e diminuam suas utilizações – substituindo, por exemplo, por formas de transportes alternativas que não prejudiquem o meio ambiente, como a bicicleta.

Em 1988, O Dia Mundial Sem Carro foi comemorado pela primeira vez na França. Aos poucos, a prática atingiu países europeus e hoje é lembrada em várias partes do mundo. No Brasil, a partir de 2001, diversas capitais, cidades e municípios passaram a aderir a atividades que simbolizem o marco, com caminhadas, passeios ciclísticos, gincanas e muito mais.

E quais os benefícios dessa iniciativa? Não apenas no dia 22 de setembro em questão, mas em todos que o carro e a motocicleta forem deixados de lado…

O número de veículos automotores circulando nas grandes metrópoles só cresce a cada dia e contribui para congestionamentos em ruas e avenidas, poluição sonora, grande quantidade de fumaça expelida, contribuindo com a poluição atmosférica, entre outros pontos.

A emissão de gases de efeito estufa é também um dos principais malefícios que o uso de veículos causa no meio ambiente e ainda contribui para o aquecimento global. Estima-se que 40% da poluição do ar é causada por esses veículos movidos a combustível fóssil. Além disso, consequências como desenvolvimento de doenças respiratórias, irritabilidade, sedentarismo e acidentes, podem acontecer e são importantes de serem lembradas.

Para diminuir o uso de veículos algumas mudanças de hábitos de cada cidadão, do Brasil ou em todo o mundo são necessárias, como planejar melhor os deslocamentos, utilizar sistemas de caronas entre familiares e amigos, fazer caminhadas ou andar de bicicleta em caminhos curtos e que possuem ciclofaixas, optar por veículos movidos a álcool (menos poluente do que a gasolina), utilizar meios de transporte coletivo sempre que possível, etc. Muitas possibilidades só dependem de cada pessoa.

Cabem também as autoridades de cada município estimularem o uso de outros meios de transporte com criação e expansão de ciclovias, como já está acontecendo na capital pauistana – por exemplo, além de disponibilizarem mais transportes coletivos de qualidade e que tenham segurança. Só assim teremos noticias positivas relacionadas ao tema.

Enquanto isso, faça sua parte no dia 22 de setembro e em todos os outros dias que puder. Troque o carro por uma opção mais sustentável. Com certeza você vai ajudar a melhorar o trânsito, reduzir a poluição e ainda vai beneficiar a sua própria saúde.

Pense nisso!

 

Já conhece a página da JTavares no Facebook?

Visite nossa página e deixe a sua curtida!

adm